quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ARMADILHAS E ALIENAÇÕES

Amigas e amigos,estou escrevendo o meu segundo livro. Gosto muito disso, me sinto bem e agora passei a falar de mim especificamente como num diário; mais tarde, vou soltar esse livro de memórias por capítulos, então nos entres meios de tudo existirá essa parte que agora segue.Obrigado,Valmon.
Belém Pa, 08/10/09-------------------------------------------
Hoje,
dia 11 de dezembro de 2007, quando rapidamente falava com os meus pais, Gaspar e Ovídia, fiquei um pouco pensativo quando me disseram, - após minha explicação que não tenho medo da morte - más, não quero morrer, já, já já, não, pois preciso me recuperar melhor das circunstâncias que me enveredei nos últimos anos. Quis dizer que se der um enfarto fulminante, não quero morrer e causá-los sofrimento. Más, o papai, de forma conselheira e serena, me disse: é filho ! você precisa também está em Cristo. Tal afirmação me fez parar um pouco, então escrevi o artigo adiante, em respeito à ele e todos que pensam diferente de mim.
Afinal, democraticamente expresso minha atual condição espiritual, que não é eterna, não visa alterar o pensamento de ninguém, convencer ninguém e mais que isso, poderá sempre ser alterada, desde que em minha consciência eu sinta racionalidade.
Caminho à salvação em Jesus Cristo , a luz do mundo.
Por Valmon Lopes
“ Nas minhas vivências e aprendizados, até mesmo em viagens ocasionais, quando falo às pessoas, amigos e parentes, fico a captar alguns pontos de vista. Na condição de ser espiritual, que me considero é claro, também como espiritualista e convicto das minhas posições e entendimento, cônscio do que observo na Bíblia e outros escritos de conteúdo educacional, espiritual e filosófico. Entretanto gosto de analisar, refletir e formar juízo, pois assim penso aperfeiçoar minha evolução. Nessas leituras, busco correntes de pensamentos emitidos por pastores, religiosos, bispos, padres, espiritualistas e vários outros pensamentos de variáveis matizes, e tudo que considero os caminhos que trilham rumo ao Senhor. Em conseqüência disso, tomei consciência de muitas armadilhas e ciladas que se encontram no caminho espiritual. Considero-me até conhecedor do que falo, sem falsa modéstia , nesse sentido, cheguei até a escrever um livro que dei o nome: As Indulgências dos Nossos Dias, más, não é o caso aqui de enveredar no assunto. Quero agora é; à medida do possível, especialmente esmiuçar minha experiência pessoal e também questionar, no bom sentido, para evitar cair em algumas delas,(as armadilhas que falo) pois são verdadeiras na minha interpretação, exatamente por já vivenciar ocasiões como: católico, espírita, budista, LBV (Cristo Ecumênico) e evangélico e espiritualista.
Agora, me encontro mais satisfeito na alma e espírito como um ser espiritualista sem rotulo, ou melhor, sem participação congregada. Contudo não me sinto condenado, perdido ou separado de Deus, uma vez que minha opção não se sobrepõe as verdades de todos os credos por mim vivenciados; eu os tenho no meu aprendizado e crescimento.Diante das minhas experiências pessoal, pretendo esclarecer o que vou adiante mencionar, convicto do meu livre arbítrio e liberdade de expressão, pois dessa forma também, vejo um momento de meditação na lista que apresento a seguir. Não é muito breve em palavras, más profunda em intuições, que me faço respeitar no meu discernimento.O meu propósito ao partilhar estas situações é somente o de abordar questionamentos evangélicas, católicos ou qualquer credo religioso; más que seja Cristão e Bíblico, ao mesmo tempo que minhas interpretações pessoal, não representem verdades incontestes para quem agora me ler. Afirmo por sombra de dúvidas que aprendi e continuo aprendendo todas as vezes que leio a Bíblia e ouço mensagens religiosas, seja das Igrejas ou não. Creio que Jesus é o mesmo, aqui, lá e em todos os momentos que o buscamos, como ele bem disse; em qualquer lugar que estiverem em meu nome, lá estarei. Parece me ser desnecessário, falar em aspectos negativos e nos atrasos à caminho da ascensão espiritual, provocados pelo desconhecimento e pela ignorância. A busca espiritual é bastante fácil num plano e incrivelmente complicado em outro, especialmente quando não levamos em frente a missão redentora de JESUS de Nazaré, filho de José e Maria, não o Je$u$ que alguns bispos das gigantescas organizações vem pregando,(o do toma lá da cá, a libertação pelo dizimo, o da indulgência e oferta à Deus) pois quando ACEITAMOS JESUS, é como me disse certa vez o Pr. Itamar; é deixar que Jesus guie nossas vidas e a partir de então, podemos certamente alcançá-lo. É providencial notar que o ego negativo e as forças das trevas espalham sedução e apegos, também imensos complexos e ardilosos em cada passo. Cometer erros e cair nessas armadilhas é normal, no entanto, é de vital importância nos aperceber disso e posteriormente modificarmos tomando novos posicionamentos. Considero nossa época, nossa atual civilização e comparativamente estabeleço critérios, pois estamos no ano de 2007 raiar de 2008 e não mais sob o julgo do Império Romano, Idade Média, Renascimento, Revoluções Culturais e outras imposições absurdas e degradantes. ”Eis, então, as armadilhas e as ciladas mais comuns:1. BUSCAR JESUS, com FANATISMO BÍBLICO, mais ainda no VELHO TESTAMENTO, pois antes do Novo Testamento, o VT já era transmitido sob a ótica da lei Mosaica, e antes dos papiros e da escrita, era transmitido de forma oral pelos patriarcas, portanto até certo ponto não representando cem por cento, o que seus autores queriam transmitir. Isso não significa descrédito, e sim apenas controvérsias de transmissão. Embora confirmado por Jesus de Nazaré, foi também discutido entre os doutos da ocasião, e pelo próprio Jesus quando criança, significando portanto uma relativa controvérsia, tanto é, que Jesus - o Messias - não teria vindo e complementado a lei daquela ocasião, quando passou lá pelo oriente. 2. Abrir mão do seu poder pessoal de discernimento, concedendo-o a outras pessoas, à mente subconsciente, ao ego tendencioso, ao apego, aos cinco sentidos, ao corpo físico, ao corpo emocional, ao corpo mental, a um guru, aos mestres, a tudo o que for externo nas interpretações terrenas.3. Amar os outros, mas não a si mesmo.4. Não reconhecer em nós mesmo, que somos a fonte de todos os problemas.5. Concentrar-se em Deus, mas deixar de integrar e educar de modo correto, as palavras de Jesus. 6. Julgar, ou fazer juízo de algo que não conhece e nem busca conhecer, firmando somente uma posição sectária fechada, baseada no ouvi falar, sem ter conhecimento de causa.7. Mergulhar profundamente na vida espiritual e não reconhecer as constantes oportunidades que Deus nos proporciona em nos separar (salvar) da multidão errante, desde os primórdios do mundo. 8. Subestimar DEUS, afirmando coisas contraditórias a sua magistratura, amor, infinita bondade e misericórdia, em detrimento de enaltecer Satanás, Diabo ou algo de espírito maligno.9. Exercer poder sobre os outros depois de alcançar o sucesso.10. Desligar-se demais das coisas da Terra, o que prejudica o corpo físico.11. Ver apenas as aparências, em vez de observar a verdadeira realidade que está por detrás de todas as aparências.12. Querer imitar a JESUS, com a pecha do Eu, isento de humildade, arrogância e apegos as tradições burras e desconectadas com o nosso tempo; dos rótulos e ritos religiosos. 13. Tornar-se um extremista, e não ser moderado em todas as coisas.14. Pensar que precisa ser guru, líder religioso, iniciado salvador da pátria para tornar-se um ser remido e espiritual.15. Não valorizar o bom senso, em detrimento de si e do seu processo interno. Essa é outra armadilha traiçoeira.16. Não admitir que a pluralidade de interpretações, bem como as reflexões e análise sobre as mesmas, nos leva as conclusões mais óbvias. 17. Tomar posse do seu poder pessoal, mas não aprender ao mesmo tempo a submeter-se ao Cristo Jesus que precisa está dentre de nós.18 Esperar que Deus, os mestres, pastores, padres, bispos, papas, santos e santas, resolvam todos os seus problemas.19. Entregar o seu poder de fé e transformação a entidades que passam a decidir por você.20. Ler demais e não meditar o bastante.21. Pensar que o seu caminho espiritual é melhor que o dos outros.22. Julgar as pessoas em função do nível de iniciação que alcançaram.23. Contar aos outros o seu 'bom trabalho espiritual', em vez de simplesmente centrar-se na sua humildade. “Não saiba a tua mão esquerda o que fez a tua mão direita”.24. Achar que o sofrimento que o incomoda - seja em que nível for - não irápassar, muito menos que seja castigo de Deus.25. Denegrir outros grupos espiritualistas ou metafísicos, que pensam diferentes em vez de respeitar a capacidade de discernimento dos indivíduos. Principalmente por está em desacordo com sua forma de pensar.26. Entregar-se ao dogma da religião tradicional, outrora oficial, ou quaisquer outros dogmas. 27.Pensar que precisa de um sacerdote, que aja como intermediário entre si eDeus.28. Tornar-se fanático demais pelas suas próprias crenças.29. Entregar-se sem racionalização as atrações deste mundo material, realmente fascinante.30. Pensar que precisa sofrer na vida. Isto é tremendamente falso!31. Assumir responsabilidades no lugar dos outros.32. Buscar orientação em médiuns e não confiar na própria intuição.33. Fazer do caminho espiritual um hobby, e não uma contínua busca natural.34. Não saber dizer não aos outros, ou ao ego negativo.35. Culpar Deus ou irritar-se com Ele ou contra as pessoas mais esclarecidas do que você.36. Quando suas orações não forem atendidas, pensar que Deus não quis lhe atender e as pessoas que oraram por você, não souberam orar. 37.Comparar-se com outras pessoas, em vez de perceber que somos únicos, eque as potencialidades, as circunstâncias e as vivências do outro não são as suas.38. Comparar-se e competir com os outros por causa dos níveis de entendimento bíblico.39. Pensar que você não precisa de se proteger espiritual, psicológica e fisicamente.40. Perder a fé na realidade viva da nossa Alma ou do nosso espírito.Finalmente concluo;Tudo o que existe no universo divino é governado por leis; físicas, emocionais, mentais eespirituais. Quando aprendemos a compreender essas leis e nos tornamos obediente a elas,então alcançaremos a realização plena em Deus, portanto atingiremos aos Céus.Obirgado,Valmon LopesBel-Pa, 11.12.07

5 comentários:

  1. Sr. Valmon !
    Obrigado pelos seus esclarecimentos espiritualistas, gostei... abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom, muito bom, que legal, parabéns.
    Obrigado, continue nos seus propósitos espiritualistas ele são bem diferentes e me parecem corretos.
    obrigado... bjs.

    ResponderExcluir
  3. Valmor, você não imagina como falaste tudo que eu penso. É incrivel mesmo como as pessoas gostam de serem guiadas, manipuladas, nossa como gostam, hoje quando vemos multidões, todos atrás do Edir, do Valdomiro, do Marcelo e dos R.Rs da vida, penso, como eles consegue com tanta facilidade esse volume enorme de dinheiro. É incrivel mesmo, muita gente gosta mesmo é do me engado que eu gosto... rs.risos...
    Mas quero lhe dizer que você demonstra ter um espirito esclarecedor. Gostei parabéns. Obrigado,
    Alda Santiago.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Valmont,
    o seu artigo é fantástico, você conseguiu dizer tudo que eu penso. Vi os demais artigos e o que mais eu gostei foi esse. Como adquirir seu livro! qual a editora? lhe aguardo...
    Fico agradecida, vc me parece ser uma pessoa muito culta, inteligente, sensível, e charmoso, parabéns.

    ResponderExcluir