domingo, 4 de outubro de 2009

Espiritualidade = Um rápido panorama escrito em 2007

ESPIRITUALIDADE
Por Valmon Lopes
De vez em quando, alguém, me indaga! Más Valmon! Explique-me o que é essa tua ESPIRITUALIDADE! Eu, sem a pretensão de ser dono da verdade, digo: não é ser crente, ser espírita, católico ou qualquer outra forma de buscar à Deus. Embora também seja um pouco isso, o que não desmerece em absolutamente nada os princípios pré estabelecidos por tais confrarias.Espiritualidade é mergulharmos na profundidade de nós mesmos e experimentarmos a realidade como um todo. Tem a ver com experiência interior de sentimento fraterno com a natureza e tudo que nela existe. Não com doutrina, não com dogmas, não com ritos, não com celebrações, que são apenas caminhos institucionais capazes de nos ajudar a alcançá-la, mas que são posteriores a Ela, pois tais opções, nasceram da espiritualidade. Contudo, podem até contê-la, más não são a espiritualidade em essência. São águas canalizadas, más não a fonte da água cristalina. Quando não manipulamos os sentimentos humanos, não aterrorizamos as consciências, nem prendemos os professos na trama de seus dogmas, então estamos sendo espiritualistas. Me sinto assim, e ajo assim. Todos nós, quando fazemos algo sem obter nada em troca, quando somos espontâneos, temos compaixão com o nosso irmão que de alguma forma precisa de nós, então estamos em espiritualidade. Não bastando, acrescento que sinto profunda interação quando contemplo a natureza, os mares, o universo, as estrelas, e todos os outros viventes de raciocínio abaixo do homem. Até os insetos me transmitem espiritualidade. É claro, por serem material e perecível, transmitem doenças, assim como nós. Gosto de churrasco, más, quando paro e penso, sinto muita melancolia do boi que morreu para me alimentar. Quando eu era criança, fui num matadouro e a cena de ver um boi ser abatido, me comoveu profundamente e até hoje me questiono. Como ainda estamos atrasados! Ainda nos alimentamos de outros seres viventes, puxa vida, o porque disso!Numa visão espírita existe resposta; só que o egoísmo humano agregado a pobreza espiritual dificulta a aplicabilidade de forma ampla. Bom, e se comêssemos as plantas! talvez seja caso menos grave. Então como ficamos! Noutra oportunidade quero abordar esse tema. Agora, o fundamental é entender, viver e aceitar uma espiritualidade na qual podemos ver a temporalidade das coisas, a usura do tempo, e saber que não estamos vivos apenas porque ainda não morremos fisicamente, mas porque a vida é uma oportunidade para crescer, para aceitar nossas canseiras, nossos limites, nosso envelhecimento e nossa mortalidade material. É também, uma dádiva divina que nos possibilita tristezas, dificuldades e obstáculos, no entanto vem, alegrias, prazeres, amores, e bem estar. A vida é bela, vamos viver, amar... amar e amar, sermos felizes.Todos nós em determinados instantes escutamos mensagens que vem da natureza circundante, da vida que levamos com os outros, na família, no trabalho e no cotidiano.Eu quero e busco reservar um pouco de espaço para essa espiritualidade, pois ela transforma e modifica meu interior. Sinto crescentemente uma intimidade com as florestas, as montanhas, os animais, os rios, igarapés, fontes de água, o por do sol, um raiar de um dia que nos trás novos ares, de porvir em alvorecer de encantos.Finalizo dizendo que sou apenas gente que fala, pensa, reage e não age com os outros diferente do que ajo comigo mesmo. Soli Deo Gloria.
Belém-Pa, outubro/2007
Palestras gratuitas agendamento 0 xx 91 91180477 ou valmon.lopes@gmail.com

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O texto "Espiritualidade....." 'e muito intenso... eu estava comentando isso com o Darren hoje a tarde.... como o homen tem se distanciado do que 'e fundamental, acreditar em algo, ter um ponto de partida e chegada.... o homem sem espiritualidade ele nao tem chegada, nao tem esperanca de nada... aqui, pude ter uma nocao de como a incredulidade dos povos em relacao a Jesus Cristo 'e grande ... e eu acredito que criou-se uma "doenca" no/do mundo, uma doenca que os efeitos colaterais sao: terrorismo, violencia, falta de respeito e de amor pelo proximo, pedofilia etc..... eu sei que sou muito pequena, em relacao ao mundo, mas mesmo assim eu oro pelas nacoes... por que meu coracao pede pra eu fazer isso.... e me sinto um pouco "aliviada" por estar fazendo o que posso, orar! Amei o texto, muito sincero e intenso....Um bjo!

    ResponderExcluir